segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sejam bem-vindos tal como me senti ao criar este blog






Voltei… ou melhor, cá estou embora em novo eículo. O anterior começou a exigir um determinado, e curtíssimo, número de linhas. Pensei na censura. Enfim… Quem se sente mal que se retire e foi o que fiz. Agora estarei por aqui com a mesma forma de ser e de estar para aprender cada vez mais e dividir pensamentos com quem me fizer companhia, que desde já agradeço.
Estive ausente muitos meses destas lides bloguistas mas sempre em sintonia e abrindo, lendo e comentando os bloques de meus confrades nesta estrada de opinião, e especial ao Mesu Ma Jikuka do Luciano Canhanga e do Angola, Debates & Ideias do meu amigo Patissa.
Em Dezembro do ano passado saí do país e rumei para Lisboa onde estive a acompanhar os últimos meses de gestação da minha esposa e com bastante alegria acompanhei, assisti, cortei o cordão umbilical e meti no colo a minha filha no dia 7 de Fevereiro de 2013 e que se chama LunaThayna Luís de Macedo. Luna significa Lua, Thayna significa estrela. A feliz conscidência é que, embora ela tenha recebido o nome po volta do terceiro mês de gravidez, chegou no dia 7 de Fevereiro que é o dia de Selena, deusa grega da Lua e da Magia. Estou feliz? Claro que sim e continuo a agradecer a minha esposa por me ter dado essa menina linda.
Minha filha nasceu e é portuguesa, pela mãe, e em 15 minutos tinha toda a documentação pessoal tratada. Apesar de longe de Angola foi fácil sentir-me em casa quando estive 2 semanas no Consulado de Angola em Lisboa para registar a minha filha e… népias. Confirmei que os Consulados e Embaixadas são território nacional. Ali meus caros, é mesmo Angola e podem imaginar como aquilo (des)funciona. As infomações são dadas no detalhe mas depois os documentos afinal nem são conforme no informaram. Enfim… Mas tem uma coisa boa. A sua localização… Largo do Calvário… É mesmo um calvário ir tratar de alguma coisa naquela casa.
Para terem uma ideia, no mês de Fevereiro ainda encontrei nas paredes da Embaixada e no rodapé do televisor por onde se anunciam as fichas das pessoas a serem atendidas, o anúncio de o Consulado estar fechado por causa das eleições em Angola. Será que essa gente está a preparar eleições? Não, são mesmo as que passaram. Depois entendi que não é erro porque o jornal que distribuiram para as pessoas interessadas lerem enquanto aguardavam (em Fevereiro de 2013) era de Novembro de 2012. Não é brincadeira.
O que faz essa gente que trabalha (?) por essas instituições? Será que essa gente tem noção da Identidade do país? Alguém me explica como é que se faz a escolha desses (des)funcionários?
Mas voltei no dia 1 de Março e em casa (ainda no aerporto) aterrado as 6h30 só saí de lá depois das 12 porque a “bagagem fora de formato” é levantada noutra área e somos atendidos por um funcionário que também está nos desembarques.
Três semanas depois chegou o que faltava para me sentir mais em casa do que estava. Um paludismo de campo coberto que me fez estacionar por quase três semanas. Sem mulher por perto valeu a presença da mãe.
Bem, cheguei e vou certamente regressar aos temas por aqui. Este ano quero ter a certeza o compromisso de postar alguma coisa no mínimo um vez por semana. Quero também receber comentários, sugestões e claro os bons e precisos “puxões de orelha”.
Um abraço a todos e obrigado por terem passado e um até breve.

3 comentários:

  1. Meus parabéns pela filha! Lindo nome.
    Infelizmente em Angola tratar de documentos é uma dor de cabeça começando pela falta de educação do trabalhador até a falta de diligência por parte da própria instituição.
    Seguirei o blog com certeza!
    :)

    ResponderEliminar