quinta-feira, 20 de junho de 2013

As estações do ano




Com algum desagrado li o artigo do José Kaliengue sobre o calor e o cacimbo como sendo duas estações do ano que temos em Angola.
Há muito, ainda desde os tempos da primaria na Che Guevara em Malange, fui observando, e claro discutindo sobre esse tema e ainda que ninguém me queira dar razão, limito-me a observar as características de cada estação e aí avaliar em que época estamos, não me limitando francamente nessa do calor e do cacimbo.
Para já dizer que na escola onde estudei, há muito muito tempo, numa altura em que os professores não se interessavam pela gasosa mas pelo ensino, aprendi que as estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do astro rei dura um ano e a este movimento dá-se o nome de movimento de translacção e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano. Por isso, Estação do ano é uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos. Elas são a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno.
Assim, e pesquisando (claro no Google) para não falar "tudo a toa" encontrei umas coisas interessantes.
Segundo li, inicialmente o ano era dividido em duas partes: O período quente (em latim: "ver"): era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e humidade moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e humidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa humidade.
O período frio (em latim: "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.
Posteriormente, para ajustar as estações à posição exacta dos equinócios e solstícios, correlacionando-as com a influência do "pratrazmente" (cito: Odorico Paraguaçú) falado movimento de translacção associado à inclinação do eixo da Terra, convencionou-se, no ocidente, dividir o ano em somente quatro estações. Em algumas culturas, ainda se divide o ano em cinco estações, como a China. Outros Países como a Índia dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa.
Mas o que me leva a escrever ou a debruçar sobre o assunto são mesmo as características do clima que só não vê quem não quer.
Recorrendo ao Google, vi que "a Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.”
Fiuei a saber via Google que a Primavera do hemisfério norte é cHámada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. No caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo."
Ou seja: primavera é pois a estação das flores.
 
O Verão é uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Pelo Google aprendi que "o Verão do hemisfério norte é chamado de "Verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Verão austral". O "Verão boreal" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e finda com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro. O "Verão austral" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de Outono, por volta de 21 de Março nesse mesmo hemisfério.
No Verão, os dias são grandes, e as noites pequenas. Nos dias do Solstício, acontecem os maiores dias do ano, e as noites mais pequenas."
Ou seja: Verão - As temperaturas são elevadas e os dias longos.
 
O Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por uma baixa das temperaturas médias (excepto nas regiões próximas ao equador) e pelo amarelecer e pela queda das folHás das árvores, que indica a mudança entre o Verão e o Inverno.
O Google disse-me que "O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 21 de Março e termina a 21 de Junho.
Do ponto de vista da Astronomia, o Outono, no hemisfério norte inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. No caso do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho."
Por isso, o Outono é a estação da queda das folhas das árvores.
 
Depois resta-nos o Inverno que é uma das quatro estações do ano nas zonas temperadas. De novo o tio Google que me diz ser o inverno do hemisfério norte chamado de "inverno boreal", e o do hemisfério sul chamado de "inverno austral". O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de março nesse mesmo hemisfério. O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de Setembro nesse mesmo hemisfério.
Acontece porque os raios solares incidem de uma forma quase perpendicular no hemisfério onde acontece o verão e consequentemente, tem uma incidência tangencial no hemisfério oposto. Quanto maior a inclinação dos raios solares, menores serão as temperaturas médias à superfície da terra."
Então o Inverno é a estação do frio e da neve (para alguns casos) embora isto ande tudo de patas para o ar e de vez em quando lá aparece neve onde nunca se viu.
Posto isto, não acredito que ninguém, nem mesmo os professores e senhores doutores não tenham reparado nessas características.
Acredito que reconhecer que existem as quatro estações não nos vai diminuir ou retirar a essência e a virtude de sermos nós mesmo, nem provocar abalos à “Angola profunda” até porque para isso não precisamos das estações do ano.

1 comentário:

  1. Gostei da aula. Deveras esclarecedora... se bem que as coisas já não parecem tão definidas e lineares assim. As estações nos hemisférios andam com vontade própria. Chegam e vão embora quando lhes apetece. O Inverno não quer ir embora, o Verão anda preguiçoso porque não quer aparecer. E o Outono e a Primavera parecem pura e simplesmente ter desaparecido de cena.
    Eu, por mim, detesto esta confusão! :)

    ResponderEliminar